|
É possível que um trabalhador com seu equipamento ultrapasse os 100 kg e, por conta disso, a Petzl, a partir de diversos testes, conseguiu trazer soluções para usuários com mais de 100 kg.
Em geral, equipamentos de proteção individual (EPI) são concebidos e testados para um peso máximo de 100 kg.
Se você com o seu equipamento pesa entre 100 kg e 140 kg, leia e siga as recomendações listadas pela Petzl.
Alguns produtos Petzl mostram limitação de peso de "100 kg".
Apenas a normas EN 341 (descensores), a EN 12841 (acesso por corda) e a EN 813 (cinto abdominal) permitem certificação para massas superior a 100 kg. Para todos os outros equipamentos, as normas europeias exigem testes com uma massa de 100 kg.
As normas cobrem parcialmente as consequências de uma queda de um usuário que com seu equipamento pesa entre 100kg e 140kg.
A Petzl fez uma série de testes para massas até 140 kg, e propõe três soluções para as forças geradas no equipamento e no usuário.
A queda de uma massa de 140 kg aumenta a energia no sistema em 40%, em comparação com a de 100 kg. Se o equipamento não é capaz de absorver essa energia extra, duas soluções são possíveis: usar equipamentos com maior capacidade de absorção de energia, ou alterar as condições de trabalho para reduzir a altura de queda.
Esta é a capacidade do equipamento de segurar uma massa suspensa.
A resistência estática do EPI certificado para queda ou posicionamento, é entre 10 kN (aproximadamente 1000 kg) e 30 kN (aproximadamente 3000 kg), dependendo do equipamento.
Um peso de 140 kg pode ser de 7 a 20 vezes menor do que a força de um novo equipamento.
Esta é a capacidade do equipamento para manter e/ou absorver uma queda.
Por exemplo, com ABSORBICA-Y MGO 150 (L70150 IM): a queda de um usuário com 140 kg excede a capacidade de absorção.
O EPI certificado para parar uma queda pode absorver a energia de uma massa de 100 kg de queda em 4 metros, ou cerca de 3900 joules (EN 353-2).
A energia produzida por uma queda é diretamente proporcional ao peso do sujeito: E = mgh, um indivíduo de 140 kg gera mais de 40% de energia do que um usuário de 100 kg para a mesma queda (5494 J vs 3920 J). Esta energia extra, excede a capacidade de absorção do sistema, e a força do impacto pode exceder 7 kN.
O processo antiqueda significa frear o corpo em movimento até parar completamente.
A frenagem pode ser rápida (impacto súbito) ou gradual (impacto reduzido).
A capacidade de absorção dos equipamentos aumenta o tempo de frenagem para reduzir a força do impacto. Com um sistema rígido, a carga sobre o sistema pode rapidamente se tornar superior a 15 kN ou mais, mesmo com pequenas quedas de fator inferior a 1.
Esta é a capacidade do organismo para resistir a uma queda.
Para uma dada velocidade de queda, o tempo entre o início e o fim da frenagem determina o valor da desaceleração, expressa em G.
As normas europeias baseiam-se em estudos que estabelecem a desaceleração máxima aceitável em 6 G para um trabalhador em altura.
Sf=md
Sf= força de impacto, expressa em kN
m = massa do usuário com seu equipamento, em kg
d = desaceleração expressa em G, correspondente ao "n vezes" a aceleração da gravidade na superfície da Terra: 9,81 m / s²
Na base de uma desaceleração não superior a 6 G, a força de impacto experimentada pelo trabalhador depende do seu peso: Sf = md
Os absorvedores Petzl são concebidos para obter uma desaceleração de até 6 G, para a queda de um usuário com seu equipamento de até 100 kg. A força de impacto transmitida para o corpo não vai ultrapassar o valor normalizado 6 kN: = Sf = 100*6*9,8 = 5,9 (6 kN).
A mesma desaceleração para um usuário de 140 kg, gera uma força de impacto maior: Sf=140*6*9,8=8,2 (8kN). É sabido que o corpo não sofre lesões se a desaceleração é inferior ou igual a 6 G. A Petzl, portanto, reconhece que uma força de impacto de até 8kN é aceitável para um trabalhador de 140 kg (incluindo equipamento).
Similarmente, pode aceitar uma força de impacto Sf=120*6*9,8 = 7,1 (7 kN) para um usuário de 120 kg (incluindo equipamento).
Sf para 100 kg e 6 G = 100 x 9,81 x 6 = 5,9
Sf para 120 kg e 6 G = 120 x 9,81 x 6 = 7,1
Sf para 140 kg e 6 G = 140 x 9,81 x 6 = 8,2
Em algumas situações, a Petzl aceita que um trabalhador com mais de 100 kg pode sofrer uma força de impacto maior do que 6 kN, desde que a desaceleração máxima esteja limitada a 6 G.
O certificado oficial Petzl permite que os trabalhadores pesando 100-140 kg trabalhem com segurança, de acordo com a diretiva européia sobre EPI contra queda em altura.
A lista permite a rápida identificação de todos os componentes deste sistema. Clique aqui para acessar
Existe um treinamento sobre a teoria e a prática das "Soluções Petzl para os Usuários com mais de 100 kg." Consulte a Spelaion para mais informações.
Eu tenho menos de 100kg, devo me preocupar com as questões abordadas na ferramenta "Soluções Petzl para Usuários com mais de 100 kg"?
SIM:
- Se você com seu equipamento pesam mais de 100 kg (por exemplo: 90 kg do trabalhador + NAVAHO + RIG + mosquetões + saco de ancoragem + equipamentos diversos = 110 kg).
- Se você é responsável por uma equipe com pelo menos um trabalhador, que com seu equipamento, pesa mais de 100 kg.
Os absorvedores ABSORBICA com conectores MGO se enquadram nos avisos?
SIM:
- Os testes foram feitos para a altura máxima autorizada para cada absorvedor: 4 m para a série L57 / L70150, e 2,30 m para a série L58 / L59 (verifique as Instruções de Uso).
- Sendo assim, os resultados são relevantes para os absorvedores Petzl ABSORBICA com conector integrado MGO. (L58 MGO e L59 MGO, L70150 IM e L70150 YM, e L57 + L53 60, L57 + L53 100, L57 + L53 150 talabartes compostos).
No meu ID está marcado EN 12841: 100 kg. E também a página do “ID e do RIG” indica que o certificado do ID é testado para 150 kg?
Em 2009, a certificação para o ID foi ampliada para atender as solicitações dos clientes. Somente o valor certificado e a marcação mudaram.
A Petzl garante o uso de 150 kg para todos os I'D S certificados pela EN 12841, independentemente da marcação.
Por que as polias bloqueadoras, como a Pro Traxion, não aparecem na ferramenta online?! Significa que elas não são afetadas?!
As cargas de trabalho, indicadas nas Instruções de Uso, para as polias de progressão, podem suportar a diferença de peso entre usuários com 100kg e 140kg, quando os trabalhadores estiverem suspensos estaticamente. Embora respeitando as recomendações das Instruções de Uso, as polias de progressão podem ser utilizadas tanto para usuários que com seu equipamento possuem 100kg quanto para os que possuem 140kg.
Aviso: polias bloqueadoras não são projetadas para suportar cargas dinâmicas, pois podem danificar as cordas, independentemente do peso do usuário.
A Solução Petzl que permite um trabalhador que com seu equipamento tenha 140kg, possui uma certificação?
Para as soluções apresentadas para trabalhadores com mais de 100 kg, a Petzl está em conformidade com os requisitos de saúde e segurança da Diretiva Européia CE 89/686/EC, mas este compromisso não constitui certificação, ou seja, não foi certificado por um orgão notificado.
O uso do produto fora do conteúdo da certificação é de responsabilidade do trabalhador, mas o certificado Petzl pode ajudar na tomada de decisão.
O trava quedas ASAP está sempre conectado a um absorvedor de energia (ASAP'SORBER ou ABSORBICA). As instruções de uso do ASAP podem ser seguidas quando conectado diretamente a um cinturão?
O ASAP não deve ser utilizado sem um absorvedor de energia por um usuário com mais de 100 kg.
Para um usuário com mais de 100 kg, o absorvedor de energia, após esticado por uma queda, fica maior do que o normal?
A zona livre de queda no Manual de Instrução para uso com absorvedor é baseada na descostura completa do absorvedor (pior cenário). Portanto, é o mesmo para trabalhadores que com seu equipamento, pesam 100kg ou 140 kg.
Atenção ao utilizar um absorvedor na linha de vida Grillon: a zona livre de queda para o absorvedor é somada a flecha da linha de vida em caso de queda. (Veja exemplo do cálculo na opção 6 do Manual de Instruções).
Quais são os problemas associados com o resgate de um usuário com mais de 100kg?
Dependendo da condição da vítima, são possíveis dois tipos de evacuação:
- Evacuação de uma vítima desacompanhada: Não deve se preocupar com cargas maiores de 140kg, se a vítima estiver “sozinha” na corda.
- Evacuação de uma vítima acompanhada por um socorrista: O peso do socorrista é adicionado ao da vítima em um único sistema: 100 kg + 140kg = 240 kg, é uma carga considerável que requer uma estratégia de resgate adequada.
Segue abaixo estratégias de resgate envolvendo redução de risco para a vítima e para o socorrista (250 kg no máximo) na mesma corda:
- Redução para ancoragem em um ID, controlado por outros membros da equipe de resgate: esta situação é mostrada nas Instruções de Uso do ID, e aceitável para usuários que com seu equipamento pesam mais de 250 kg, numa situação excepcional de resgate.
Siga as recomendações contidas nas Instruções de Uso: nenhum choque de carga é permitido. É necessário uma pessoa que manipule o dispositivo e uma segunda pessoa que segure a corda, para fazer um nó dinâmico no mosquetão de frenagem, use uma corda de 10,5 mm ou mais de diâmetro, e também uma linha de segurança que separe a vítima do socorrista.
Notas: Esta estratégia exige um esforço em equipe, o que nem sempre é possível realizar rapidamente. Apenas o ID permite este tipo de descida (máximo de 150 kg para o RIG). Na corda de salvamento, um ASAP é suficiente para a vítima e o socorrista: máximo de 250 kg, necessário que esteja com um absorvedor de energia ABSORBICA L57.
- Descida acompanhada com um ID no cinturão:
Esta técnica de descida é limitada a uma carga de 200 kg conforme as Instruções de Uso do ID e do RIG.
A Petzl fez uma série de testes para validar a possibilidade de uma descida acompanhada em 250 Kg: os resultados serão publicados em breve.
Na expectativa de uma possível mudança da carga máxima permitida em descida acompanhada, os trabalhadores com mais de 100 kg e os seus líderes de equipe devem organizar possíveis estratégias de resgate para evitar ter que fazer uma descida acompanhada:
- Ter um número suficiente de membros na equipe aptos a fazer uma operação rápida a partir da ancoragem.
- Manter os trabalhadores com mais de 100 kg em uma corda equipada com um sistema de resgate pré-instalado, favorecendo um resgate rápido sem acompanhamento.
- Qualquer outra opção apropriada.
Nota: Se dois trabalhadores com 140kg estão em uma situação de descida acompanhada, seu peso combinado é 280 kg. A Petzl não cobre este caso: as soluções apresentadas são válidas para até 250 kg.
Representante oficial e exclusiva da Petzl no Brasil.