Precauções ao usar o descensor Pirana

23/08/2021 por Petzl Artigos

A utilização do descensor Pirana para rapel em canyoning e outras atividades aquáticas requer algumas precauções extras para garantir seu correto funcionamento.

Esta informação diz respeito ao PIRANA (referência D005AA00 e D005AA01) vendido desde o início de janeiro de 2020.

Após receber feedback dos usuários sobre casos de travamento não intencional da corda no canal de bloqueio do PIRANA, a Petzl deseja esclarecer detalhes sobre o uso do descensor para canyoning.

Situação encontrada pelos usuários:

Em situações de rapel aquático (por exemplo, rapel até uma piscina natural, para uma posição de salto, para o topo de um tobogã, etc.), o usuário pode precisar soltar a corda e permitir que a corda deslize livremente através do PIRANA e intencionalmente cair na água. Isso pode fazer com que a corda fique travada no canal de bloqueio do PIRANA, travando assim o usuário na corda. O usuário fica então preso e pode ser muito difícil remover a corda desta posição. Essa situação pode ser perigosa, especialmente se o usuário estiver sob uma cachoeira ou em uma piscina natural.

Ações:

A Petzl atualizou as informações técnicas, oferecendo duas soluções que limitam o risco de bloqueio da corda.

As instruções de uso foram atualizadas da seguinte forma:

Tome cuidado ao chegar ao final de um rapel na água: permitir que a corda deslize livremente pelo PIRANA ao pular, descer um tobogã ou nadar exige cautela. Quando a ponta da corda desliza pelo PIRANA, ela pode chicotear e ficar travada no canal de bloqueio, fazendo com que o usuário pare inesperadamente. Recomenda-se montar todo rapel de forma que possa ser liberado ou para que o usuário possa retirar a corda do PIRANA antes de pular ou deslizar. Como alternativa, para reduzir o risco, passe a corda sobre a espora de fricção e/ou coloque a mão atrás do dispositivo para evitar que a corda entre no canal de bloqueio.

..

Essas duas ações não devem substituir a montagem de um rapel liberável, que fornece meios de descer uma pessoa em caso de um incidente durante a descida.

O canal de bloqueio permite que o usuário amarre o dispositivo e remova a amarração, a fim de deixar as mãos livres em paradas durante a descida.

Esse recurso apresenta vantagens e limitações em certas situações que os usuários devem saber como gerenciar. Conforme informado nas Instruções de Uso, lembramos que antes de utilizar este produto, você é responsável por ler e entender todas as instruções de uso, receber treinamentos específicos para a utilização deste equipamento, familiarizar-se com seu equipamento, conhecer seu desempenho e suas limitações, compreender e aceitar os riscos envolvidos.

Para mais informações, faça o download das Instruções de Uso (Technical Notice).