|
Devido a um relato de acidente na Alemanha envolvendo o ZIGZAG petzl, a Spelaion gostaria de reforçar informações técnicas e recomendações sobre o equipamento em questão a fim de evitar a ocorrência desse tipo de acidente.
Sexta-feira, dia 12 de Abril, fomos informados de um acidente em um centro de formação na Alemanha. O acidentado trabalhava em altura, utilizando o ZIGZAG Petzl. As primeiras observações mostraram uma ruptura no ponto de conexão superior do produto. O acidentado depois de ser internado no hospital voltou para sua casa no dia 14/04. Ficamos sinceramente emocionados com o ocorrido e desejamos a ele rápidas melhoras.
Informações sobre o acidente na data de 15/04/13
Nesse dia, a Petzl recebeu as seguintes informações:
- Fotos do ZIGZAG e do mosquetão de conexão superior;
- Um primeiro relato do acidentado via telefone.
Esse testemunho parece indicar que:
- O mosquetão superior se colocou numa posição fora do eixo de trabalho;
- A pessoa acidentada estava descendo e simulava paradas secas e repetidas.
No intuito de ter uma visão mais clara das causas do acidente, a Petzl está em contato com o acidentado para obter rapidamente maiores informações como:
- A descrição do sistema completo utilizado pelo usuário acidentado nesta ocasião;
- O ZIGZAG, os dois mosquetões de conexão, a corda, os demais aparelhos utilizados.
Lembrete técnico:
- Concepção do ZIGZAG :
- Utilização dos conectores: Um mosquetão tem que trabalhar sempre seguindo o seu eixo longitudinal. Se ele não trabalha seguindo o seu eixo maior, ele pode :
Observação:
Paradas secas durante a descida podem implicar esforços dinâmicos de 3 a 4 KN. A combinação dos dois fenômenos, mosquetões posicionados no eixo errado e paradas secas, podem gerir esforços dinâmicos superiores a 15 KN e ultrapassar a resistência mínima dos pontos de conexão do aparelho.
Testes em andamento:
Através dos primeiros elementos que possuímos, a Petzl iniciou imediatamente processos de testes para entender as causas precisas deste acidente. Nenhum dos testes realizados até hoje mostra uma possível ruptura do ZIGZAG submetido a cargas fora do eixo elevadas (10 a 15 KN). Continuaremos ativamente nossa série de testes.
Recomendações:
A Petzl considera muito sério este acidente e a segurança dos utilizadores. Comunicaremos em nosso site os resultados desta investigação e suas conclusões na próxima terça-feira, dia 23 de Abril de 2013.
- Durante esse prazo, vocês podem utilizar normalmente o ZIGZAG em conformidade ao manual técnico, verificando que os mosquetões de conexão estejam posicionados em seus eixos maiores.
- Como medida suplementar de cautela, recomendamos que os usuários encontrem uma solução para manter os mosquetões posicionados em seu eixo maior.
Lembrete:
Fiquem atentos aos seguintes pontos aplicáveis a todos EPI metálicos:
Verificar antes de utilizar:
- Verificar durante o uso que os mosquetões estão sempre alinhados nos seus eixos maiores;
- Verificar a compatibilidade de todos os componentes de nosso sistema de trabalho.
Representante oficial e exclusiva da Petzl no Brasil.