|
"De uma caverna, nada se tira além de fotos, nada se deixa além de pegadas, nada se leva além de saudades, nada se mata além do tempo..."
A palavra Espeleologia vem do termo grego spelaion, que significa "caverna" e logia, "estudo", sendo, pois, o estudo das cavernas. Hoje também é praticada por esporte.
A Espeleologia vem crescendo cada vez mais, em busca de estudar um lugar ainda pouco conhecido, mas nem por isso pouco interessante. Os pioneiros da Espeleologia são o francês E. A. Martel e o iugoslavo Racovtiza. No Brasil, a Espeleologia só apareceu entre os séculos 18 e 19, com o interesse da exploração do salitre para a fabricação da pólvora.
Como ciência, só se deu início em 1835, através dos estudos paleontológicos do dinamarquês Peter Lund. A seguir apareceram aos poucos outros pesquisadores, como o alemão Ricardo Krone, por volta de 1885, que explorou várias cavernas na região do Vale do Ribeira, SP. Em 1937, surgiu o primeiro grupo de Espeleologia do País, quando alguns estudantes de Ouro Preto, MG, resolveram se unir para praticar a Espeleologia.
Algumas dicas podem ser úteis para a prática da Espeleologia:
- Não retire e nem quebre as formações das cavernas. Tome muito cuidado para não esmagá-las com os pés ou com o capacete;
- Não jogue lixo nas cavernas, ou nas matas e rios existentes no local; tenha sempre um saco plástico para guardar seu lixo;
- Leve roupas que o mantenham quente, seco e confortável;
- Nunca esqueça as pilhas e carbureto de reserva;
- Se você ainda não possui experiência, leve sempre alguém que a tenha com você;
- O calçado deve ser leve, macio e com solado antiderrapante, em boas condições;
- Não fume no interior de uma caverna, pois a fumaça é prejudicial a esse delicado ambiente;
- As cavernas apresentam obstáculos naturais e perigosos. Não se arrisque sem os equipamentos adequados e sem a companhia de um especialista.
- Mantenha suas mãos livres para facilitar a passagem em lugares difíceis; transporte seus pertences em mochilas;
- Não tome bebida alcoólica antes de entrar na caverna;
- Não danifique nem suje os espeleotemas.
"De uma caverna, nada se tira além de fotos, nada se deixa além de pegadas, nada se leva além de saudades, nada se mata além do tempo..." Lema internacional da espeleologia
Representante exclusivo da Petzl no Brasil, uma das mais importantes marcas de equipamentos de iluminação, verticalidade e resgate do mundo. Atua na área da verticalidade desde 1995 e é instrutor de cursos esportivos e profissionais conceituados mundialmente.