Desempenho de cordas novas

22/07/2021 por Petzl Artigos

A capa de uma nova corda pode ser escorregadia, exigindo atenção extra durante os primeiros usos. Confira alguns pontos a se atentar ao utilizar cordas novas

Uma nova corda oferece desempenho de frenagem reduzido com dispositivos como GRIGRI, I'D, REVERSO, STOP, ZIGZAG e todos os descensores em geral.

Com descensores com frenagem assistida, a ação de travamento é iniciada pela fricção da corda nas peças de atrito.

Com uma corda mais escorregadia, o tempo de reação do dispositivo pode aumentar.

O bloqueio total é feito pela corda sendo comprimida e não é afetado pela condição da superfície da corda.

O controle de descida também pode ser mais difícil e menos fluido.

Em descensores não auto-blocantes, como REVERSO, PIRANA ou SIMPLE, você deve segurar a corda com mais força com a mão e confiar menos no dispositivo para ajudar a desacelerar a descida ou interromper uma queda. A escolha inadequada do diâmetro da corda, a instalação incorreta no dispositivo ou uma simples falta de atenção pode se tornar crítica mais rapidamente com uma nova corda.

Observação:

O desempenho de bloqueio de equipamentos com came dentado como ASAP, MICRO TRAXION, ASCENSION, BASIC, PRO TRAXION, é o mesmo, seja a corda nova ou usada.

Utilizando a nova corda com seus dispositivos usuais

Quando você está acostumado com a forma como sua combinação de corda + descensor/assegurador funcionam juntos, uma mudança de corda pode dificultar, especialmente se o seu dispositivo já estiver um pouco gasto.


Novas cordas instaladas por um longo prazo para treinamento

Quando uma nova corda é instalada por um período prolongado em um centro de treinamento, ela pode permanecer escorregadia por mais tempo, porque, por permanecer pendurada, fica protegida da poeira e só é usada com equipamentos limpos, sempre na mesma direção. Não se desgasta uniformemente e pode apresentar deslizamento significativo da capa.

ATENÇÃO: é necessário estar mais atento se as novas cordas forem usadas por iniciantes.

O que pode ser feito?

Ao trocar a corda, faça um teste de compatibilidade com o seu descensor/assegurador: verifique a eficácia do bloqueio ao fazer o asseguramento.

Este teste está formalmente descrito nas Instruções de Uso do ZIGZAG (por exemplo), mas pode ser feito, em uma altura baixa, com qualquer dispositivo.

Adicione fricção para os primeiros usos da corda: use um mosquetão FREINO ou uma técnica adequada para redirecionar a corda.

Se você for um iniciante usando uma corda nova, tenha muito cuidado, certifique-se de usar uma técnica adequada que seja validada por uma pessoa competente.

Diferenças de desempenho entre cordas de poliamida e poliéster

Durante os primeiros usos, a corda de poliéster é um pouco mais escorregadia do que a corda de poliamida.

Depois disso, a corda de poliéster tende a permanecer mais flexível e se desgastar mais lentamente.

Lavagem antes do uso:

Não é necessário lavar as cordas com capa de poliéster da Petzl antes de usar.

Lavar uma corda de poliamida antes do uso elimina quaisquer aditivos possíveis usados na fabricação, mas a poliamida incha com a água e se contrai à medida que seca. Esta lavagem não é essencial.

Essa lavagem e qualquer imersão em água tende a enrijecer e encolher as cordas de poliamida. Uma corda mais rígida é mais difícil de dar nó, mas, proporciona melhor atrito durante as descidas.