Comparação entre as linhas de vida de corda (equipamento Grillon Linha de Vida da Petzl) e de cabos de aço horizontais e verticais

20/03/2012 por Walker Gomes Figueiroa Artigos

Sendo a segurança dos trabalhadores uma preocupação cada vez maior das grandes empresas, são essenciais as informações que possibilitam a escolha do melhor sistema, tanto para trabalho em altura, quanto para um resgate que possa ser necessário.

Introdução

Felizmente na atualidade as empresas vêm se preocupando mais com a segurança dos trabalhadores. Porém, quando nos referimos a trabalhos em altura, ainda há muitas dúvidas entre quais os melhores sistemas, o que realmente funciona, e o que irá gerar mais problemas. Venho por meio deste artigo comparar realmente a eficácia dos 2 métodos mais utilizados como linha de vida, esclarecendo assim o mais recomendável e a melhor solução para a segurança industrial do trabalhador.

Resgate

 Muitas vezes ao pensar na segurança do acesso ao trabalho em altura, é esquecido de se pensar no procedimento de resgate ao trabalhador que sofre um acidente em altura. Hoje, a maior parte dos sistemas vendidos facilita realmente o acesso com segurança ao ambiente vertical. Porém também impossibilitam um possível resgate que pode ocorrer. Sendo assim, o resgate é uma das análises fundamentais a ser feitas antes da escolha do sistema. Sempre que possível, deve se escolher um sistema que possibilite um resgate rápido e seguro.

Objetivo

Se analisarmos os principais objetivos das empresas no tratamento da segurança em trabalhos nos ambientes que envolvem altura, podemos ver que são necessários os seguintes tópicos:

- Segurança

- Facilidade durante o uso

- Viabilidade financeira

- Manutenção sem dependência de empresas externas

- Versatilidade, ou seja, pode usar dos mesmos equipamentos em diversos lugares da empresa, e não encher a empresa de materiais por todos os lados

- Velocidade na capacitação de pessoal, montagem, instalação e manutenção do sistema

- Velocidade e agilidade no uso da metodologia aplicada

Dessa forma, verificamos que ao atender esses itens, teríamos um sistema e uma metodologia de melhor qualidade com as necessidades do dia a dia.

Justificativas

Para sabermos então escolher o melhor método de uso de linhas de vidas, segue abaixo uma tabela comparativa mostrando as vantagens e desvantagens dos sistemas:

Linha da vida com cabo de aço

Linha da vida de corda com Grillon Petzl

Precisa instalar em todos os lugares de acesso. Se futuramente precisar acessar um novo lugar, precisa-se antes solicitar nova instalação.

O mesmo equipamento pode ser usado em diferentes locais sem a necessidade de novas instalações.

Mais caro

Mais econômico

É armazenado ao ar livre e tem uma durabilidade de até 3 anos.

É armazenado em uma mochila, tem durabilidade de até 10 anos.

Precisa-se de mão de obra qualificada para fazer a manutenção e inspeção do equipamento a cada 3 meses. A inspeção pode levar de 1 dia a semanas para checar todo o material. Para isso é necessário o acesso ao ambiente de risco.

Qualquer um pode receber um treinamento para checar o material. A checagem pode ser feita na sala de armazenamento do material e não leva muito tempo.

É impossível fazer uma checagem na qualidade do equipamento, sem usar o próprio equipamento para se ter acesso a estrutura. Se o equipamento não está com a qualidade adequada, a pessoa que está fazendo a manutenção estará em risco ao efetuar a checagem.

Pode se fazer a checagem do material antes mesmo de se iniciar a atividade de risco. Tendo algum problema, esse material é inutilizado e trocado antes mesmo de ser usado.

Se o cabo da linha de vida é atingido por um raio, sofre alguma oxidação, ou mesmo pelas diferentes mudanças de temperatura tem seus parafusos afrouxados, a única forma de se ver isso é usando o mesmo cabo como segurança para subir e obter a análise. Sendo assim o profissional se coloca em risco, ou também corre o risco de não saber que o material sofreu um problema e utilizá-lo como normalmente faz.

Jamais será atingido Por um raio ou sofrerá qualquer ação da natureza ou de vandalismo, por estar sempre guardado dentro da empresa em local adequado e seguro, quando não estiver em uso.

Se o local de acesso for fora da estrutura da empresa, ou de fácil acesso, pode-se sofrer roubo do cabo de aço para venda no comércio ilegal ou mesmo sofrer vandalismo

Este estará sempre em local seguro dentro da empresa, não correndo esse risco.

Quando houver a necessidade da troca da linha de vida, novamente terá que se contratar uma equipe terceirizada para efetuar a mesma, e os lugares terão que deixar de ser acessados pelos profissionais da empresa, até que a troca seja efetuada, o que pode levar, dias ou semanas.

Basta comprar novo material, guardá-lo na mochila e inutilizar o material usado.

Em casos de acidentes, que o trabalhador venha a ficar pendurado na linha de vida, este estará preso a um cabo de aço rígido e não tem como ser removido com facilidade.*

Em casos de acidente, que o trabalhador venha a ficar pendurado na linha de vida, este poderá ser resgatado pelo companheiro, que simplesmente irá apertar uma alavanca, e descer o colega até o local seguro em segundos (ver exemplo em anexo). *

Fica fixado no local do uso, possibilitando que pessoas não autorizadas tenham o acesso se expondo a riscos.

Deve ser colocado e retirado do local após o período de uso. Essa colocação do material é feita em poucos minutos. Existe a possibilidade de guarda esse material em um local controlado. Sendo que esse material só é liberado para uso, quando for autorizado pelo responsável. Como o material não fica no local de acesso, impossibilita a subida sem autorização ao local.

Tem uma resistência mecânica (quando não oxidado) de aproximadamente 1800 kgf (pode variar de acordo com a espessura do cabo de aço)

Possui resistência mecânica de aproximadamente 2500 kgf

É impossível de ser checado toda vez antes do uso

Pode ser checado diariamente antes de seu uso para garantir a qualidade do material e segurança do trabalhador

É extremamente pesado e precisa ser colocado em todos os lugares

Pesa no máximo 1,900 kg e pode ser usado em diferentes lugares (Grillon com 20 m).

Normalmente 3 meses de garantia

3 anos de garantia

Sistema sem certificação.

Certificações CE 0197 / EN358 / EM 795 class B.

 

Sistema sem padrões. Cada vez pode ser usado um cabo de aço, ou uma peça diferente.

Sistema padronizado. Fabricação francesa. Marca Petzl.

*Quando a pessoa está pendurada inconsciente no cinturão de segurança, essa tem em torno de 8 a 14 minutos de vida, sendo que após 8 minutos já terá problemas de saúde irreversíveis. Devido a posição que a vítima fica no cinturão quando inconsciente, está é levada ao que chamamos de choque ortoestático, ou trauma suspenso. Portanto o resgate deve ser possível de ser realizado imediatamente após o acidente, o que é possível apenas com as linhas de vida com cordas Grillon Petzl.

Considerações finais

Após analisarmos cuidadosamente as vantagens e desvantagens do uso de 2 tipos de linha de vida, podemos verificar que o sistema e a metodologia da linha de vida feita com cordas é muito mais eficaz, econômica e eficiente. Possibilita menor dependência da empresa nas manutenções, obtendo grande autonomia. A grande versatilidade de uso em linhas horizontais e verticais, e ainda em poder se utilizar do mesmo material em diversos locais diferentes, são os grandes diferenciais desse sistema. Mas em relação à segurança, é um sistema que está sempre armazenado em local seguro de fácil análise de suas condições antes do uso e principalmente um sistema que possibilita um resgate rápido e eficaz em casos de emergência. Já o sistema de linhas de cabo de aço traz uma série de desvantagens que vão desde a segurança e dificuldades de instalações e manutenção aos valores. Sendo que é um sistema que não possibilita o resgate em casos de emergências.

Anexos:

Segue abaixo alguns exemplos de uso de linhas de vida com cordas auto-resgatáveis (Grillon Petzl). Observe que são apenas exemplos, a utilização dessa metodologia e variedades possíveis de técnicas com esse sistema vão muito além dos exemplos anexados.

 

 

 

 





Sobre o autor: Walker Gomes Figueiroa


Walker Gomes Figueiroa

Representante exclusivo da Petzl no Brasil, uma das mais importantes marcas de equipamentos de iluminação, verticalidade e resgate do mundo. Atua na área da verticalidade desde 1995 e é instrutor de cursos esportivos e profissionais conceituados mundialmente.