|
A 1.495 metros acima do nível do mar, Medellín, a cidade de primavera eterna, viu surgir um evento de grande altura: O Petzl RopeTrip Series Latinoamérica, competição internacional de Acesso por Corda que, pela primeira vez, chegou ao território col
A 1.495 metros acima do nível do mar, Medellín, a cidade de primavera eterna, viu surgir um evento de grande altura: O Petzl RopeTrip Series Latinoamérica, que pela primeira vez chegou ao território colombiano. A seguir, encontrará algumas experiências que puderam ser vividas durante sua realização.
Congresso Técnico
Ocorreu na universidade CES, que gentilmente abriu suas portas para receber uma carga de emoção e expectativas. Na manhã do primeiro dia, os participantes estiveram disponíveis para registrarem suas respectivas equipes, receberam os kits #petzlropetripcolombia2016, que incluíam uma edição limitada da Buff® Headwear, inspirada na riqueza e nos valores iconográficos da cultura pré-colombiana e os elementos representativos do trabalho vertical da Petzl.
Após o almoço e uma vez que os participantes estavam organizados, o seminário técnico foi realizado, momento para esclarecer a metodologia dos juízes, as penalidades, as dúvidas e os detalhes sobre o prêmio, seguido por um percurso por cada uma das provas instaladas nos diferentes espaços que a Universidade disponibilizou para o desenvolvimento da competição, proporcionando um contexto ideal e contando com as medidas de segurança necessárias para realizar um evento dessa magnitude.
Feira Comercial
Pela primeira vez, a Colômbia teve em seu país um evento que proporcionou um espaço para crescimento dos trabalhadores verticais, onde puderam contar com diversas marcas que contribuem para o crescimento do setor, proporcionando segurança e soluções com tecnologia de ponta para a realização e trabalhos de alto risco.
As equipes participantes
Os organizadores do evento ficaram muito satisfeitos com a resposta da convocação. Todas as latitudes estavam presentes: Rússia, Canadá, Brasil, Equador, Chile e Colômbia. A união de diferentes culturas e línguas sob o mesmo idioma; o trabalho seguro em altura, a paixão pelas cordas e um dos feitos mais importantes, a participação de uma equipe formada totalmente por mulheres.
As provas
VELOCIDADE INDIVIDUAL
Uma ascensão de 15 metros onde foi comprovada tanto destreza quanto resistência de cada participante e onde o melhor tempo registrado foi do participante VASILII KHOKHRIN da equipe VAR Rússia, que realizou a prova em apenas 43 segundos.
ARTE NAS ALTURAS
Resistência, memória e uma comunicação efetiva, foram fundamentais para realizar essa prova em um ambiente real de trabalho. O objetivo, instalar corretamente na fachada a fotografia da Petzl, composta por 3 partes de 3 banners (cada um dividido em partes de 50 cm x 4 m) em um cenário de competências múltiplas, com 3 equipes participando simultaneamente.
QUEBRA-CABEÇAS
Os participantes tinham (de início) que chegar até as peças do quebra-cabeças, depois deveriam passa-las ao seu companheiro, quem deveria coloca-las corretamente no quadro até completar a imagem. Neste exercício, contavam com um número limitado de ferramentas e o menor erro técnico poderia significar uma penalidade.
ME SALVE!
Uma prova para evidenciar a importância do resgate em atividades nas alturas. Consistiu em aplicar todas as técnicas profissionais que permitem resgatar um parceiro da equipe participante com um tempo limitado.
PRECISÃO
Destreza, pontaria e resistência puseram à prova a paciência dos espectadores, enquanto os competidores executavam o manuseio de cargas através da estrutura construída para o desafio, utilizando complexas técnicas de içagem e movimentação de cargas.
BOLAS DE FOGO (SEMIFINAL),
As equipes participantes progrediram por um circuito de cordas, preparados para conduzir as bolas e encestar a maior quantidade de vezes, o que significou um desafio importante para os semifinalistas, pois acertar a certa altura e a partir de determinada distância não foi uma atividade fácil.
RECÉM-CASADOS (FINAL)
As equipes finalistas tiveram que se convertem em padres, noivos e noivas. Cada um, dentro de seu papel, cumpriu certas missões através do circuito preparado para a prova. As noivas foram as encarregadas de resgatar seus noivos e o padre. Os noivos se encarregaram de buscar os anéis e a liga da noiva no final do circuito. O padre, por sua vez, montou o que seria o altar para abençoar sua equipe e celebrar-se como vencedores da competição Petzl RopeTrip Series Latinoamérica Colômbia 2016.
Premiações
Encerramento
A cerimônia de encerramento começou com as premiações entregues às equipes vencedoras RESCATE GARSA (Colômbia), VAR (Rússia) e RAT Team (Canadá), em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Após todos viverem uma tarde cheia de emoções, Javier Urueña (Diretor Comercial da Petzl na Colômbia) agradeceu pela experiência e pelos resultados alcançados; um vídeo-resumo foi projetado ao som de um conjunto de Vallenato (ritmo musical típico colombiano) e terminou esse magnífico evento que marcou para sempre os corações de todos!
Resultados