Petzl RopeTrip 2018

10/06/2018 por Spelaion Eventos

A quarta edição do Petzl RopeTrip ocorreu nos dias 7 a 9 de junho, em Duisburg, na Alemanha, em um local único: o parque Duisburg-Nord, que possui uma mistura paisagens naturais e industriais, de siderúrgicas antigas, reformadas para utilização pelo

 

A quarta edição do Petzl RopeTrip ocorreu nos dias 7 a 9 de junho, em Duisburg, na Alemanha, em um local único: o parque Duisburg-Nord. Esse parque possui aproximadamente 180 hectares e mistura paisagens naturais e industriais, de siderúrgicas antigas, reformadas para utilização pelo público em atividades culturais e esportivas. Além dessa incrível paisagem, o parque conta com um sistema de iluminação único, que o tornou o palco perfeito para o Petzl RopeTrip, durante o dia e durante a noite.

Parque Duisburg-Nord visto de cima, durante a prova Coal Mine

Iluminação do Parque Duisburg-Nord

Como todas as edições anteriores, as principais atrações do evento são a competição de acesso por corda e o simpósio técnico, ambos que possuem como finalidade promover o compartilhamento de informações e experiências relacionadas a atividade de acesso por corda.

As etapas classificatórias da competição consistiram em desafios individuais e um desafio em equipes de 3 pessoas, os quais se assemelhavam o máximo possível a situações reais da atividade de acesso por corda. Este ano foi diferente das últimas edições, pois cada membro de cada equipe teve que participar de todos os desafios individuais. 

Cada etapa classificatória exigiu dos participantes conhecimento em técnicas de acesso por corda, trabalho em equipe e entendimento do sistema como um todo. Apesar de a rapidez ser importante, os juízes garantiram que a segurança fosse mantida em todas as atividades.

Após essa fase, as equipes com melhores pontuações foram para as semi-finais e depois para as finais em equipe. Essas fases ocorreram em locais abertos ao público, para que todos pudessem acompanhar.

 

Entre 41 equipes, a equipe Spelaion, composta pelos integrantes Anderson Redressi, Henrique Preto e Walker Figueirôa, participou da competição, representando não apenas o Brasil, mas toda a América Latina, juntamente com a equipe paranaense Axis. Ambas as equipes brasileiras obtiverem excelente desempenho, demonstrando o alto nível técnico dos profissionais brasileiros.

Anderson Redressi – Equipe Spelaion

Walker Figueirôa – Equipe Spelaion

Henrique Preto – Equipe Spelaion

Ao final da competição, após diversos desafios individuais e em equipe que exigiram alta habilidade técnica e capacidade física, a equipe que obteve o melhor desempenho foi a RAT Team, do Canadá.

RAT Team – Equipe campeã do Petzl RopeTrip 2018





Sobre o autor: Spelaion


Spelaion

Representante oficial e exclusiva da Petzl no Brasil.