Petzl RopeTrip 2014

01/06/2014 por Petzl Eventos

A segunda edição do Petzl RopeTrip ocorreu em 29 a 31 de maio de 2014, em Uppsala, na Suécia. O evento reuniu mais de cem profissionais de acesso por corda do mundo todo, para debater sobre sua profissão e compartilhar sua ampla experiência.

 

A edição de 2014 foi de enorme sucesso!

A segunda edição do Petzl RopeTrip ocorreu em 29 a 31 de maio de 2014, em Uppsala, na Suécia. O evento reuniu mais de cem profissionais de acesso por corda do mundo todo, para debater sobre sua profissão e compartilhar sua ampla experiência.

A competição de acesso por corda foi a principal atração do encontro, o que permitiu que cada equipe demonstrasse suas habilidades técnicas e capacidade de trabalhar em conjunto. Após um alto desempenho em todas as provas, a equipe russa ALPEX conquistou o primeiro lugar na competição.

Acompanhe um rápido resumo sobre essa fantástica aventura...

Um atrativo evento internacional

As 30 equipes de acesso por corda viajaram de 17 países diferentes para participar do segundo Petzl Rope Trip. Sua motivação? Um pouco de tudo:  participar de um encontro agradável com a “família do acesso por corda”, aprender ou aperfeiçoar técnicas, e para os mais inspirados, vencer a competição! Tudo isso junto fez a edição de 2014 ser um enorme sucesso!

 

Uma grande variedade de eventos

As etapas classificatórias ocorreuram no centro de treinamento da C2 Safety, distribuidor da Petzl na Suécia. Individualmente ou em equipes, os eventos foram variados e buscaram representar, da maneira mais real possível, os desafios diários do trabalho de acesso por corda:

- Colocar uma antena GSM em uma torre de rede;

- Desconectar e conectar sistemas de iluminação;

- Levantar, mover e descer uma carga até um lugar;

- Completar um circuito do modo mais cuidadoso possível, para não derrubar os 10 litros de água de um balde pendurado no cinto de segurança.

- Etc.                                 

A “Climb Up Race” ocorreu ao mesmo tempo. Esse “concurso” específico de velocidade consiste em subir e então descer uma corda de 12 metros o mais rápido possível.

 

Segurança em primeiro lugar

Não confunda velocidade com pressa. Para cada evento o cronômetro não era o único critério levado em consideração: os juízes garantiram que todos seguissem o protocolo de segurança à risca (conexão o tempo todo em um dispositivo de travamento de queda, garantindo que todos os mosquetões e descensores estivessem corretamente fechados, manobras durante a passagem de fracionamentos, etc.) Mesmo a mínima desatenção significava uma penalidade ou desqualificação, como foi o caso de uma das equipes nas semi-finais.

 

Compartilhando diferentes técnicas

Como os competidores estavam livres para utilizar suas técnicas preferidas, eles tiveram a oportunidade de observar e comparar os vários métodos de lidar com determinada situação, como se mover ao longo da corda ou realizar técnicas complexas na corda. Estar bem organizado desde o ínicio, assim como a coordenação harmoniosa entre os membros da equipe também foram fatores importantes para se manter rápido e eficiente durante cada etapa.

 

Uma competição espetacular

Para a edição de 2014, as finais ocorreram fora, em uma das torres do Castelo de Uppsala, com vista para a cidade. O público em geral aproveitou assistindo as finais.

Para determiner o campeão, duas equipes russas tiveram que resolver um problema complexo, que consistia em resgatar uma equipe de 3 limpadores de janela trabalhando na corda e presos no meio do ar. No fim, a equipe ALPEX levou o prêmio aos aplausos entusiasmados dos espectadores. A equipe EVPATOR 1 terminou em segundo. Parabéns às duas!

 

Atividades divertidas

Todos os participantes puderam aproveitar uma série de atividades, assim como a maravilhosa atmosfera local, apesar das curtas noites suecas:

- Noite de cinema;

- A noite que começou em um bar em Uppsala e terminou depois de horas na C2 Safety;

- O churrasco da Buff, uma parceira do evento;       

- O seminário da Vibram, também parceira do evento;

- A conferência da ECRA, o Comitê Europeu de Acesso por Corda (European Committee for Rope Access), que representa mais de 12.000 profissionais de acesso por corda do mundo todo...

 

Resultados Gerais

1 - Alpex (Russia)
2 - Evpator - Moscow 1 (Russia)
3 - Verevkin Spb Team (Russia)
4 - Evpator - Moscow 2 (Russia)
5 - Formation Travaux en Hauteur (France)
6 - RATBOC (Poland)
7 - Dzerjinec (Russia)
8 - Altuver-Sector Vertical (Spain)
9 - WYSOKOSCIÓWKA.org (Poland)
10 - Klätterservice AB (Sweden)
11 - The Arborist (Switzerland)
12 - Beerenberg (Norway)
13 - E.T.H (France)
14 - Aplomb bâtiment (France)
15 - VentoBel (Belarus)
16 - Vertical Rescue College (Germany)
17 - Altimum (Switzerland)
18 - Aplomb Evènement (France)
19 - SKYFOX (Latvia)
20 - Professional (Russia)
21 - Karhu (Finland)
22 - AiRAS (Taiwan)
23 - SG-01 (Singapore)
24 - Equipment Belarus (Belarus)
25 - ALTI-DELTA (Algeria)
26 - SG-02 (Singapore)
27 - Vandernet (Finland)
28 - CroEsBra (Croatia-Brazil-Spain)
29 - PROACCESS (Sweden)
30 - AlpAccess (Romania)

A caminho da Terceira edição do Petzl RopeTrip!

O que vem agora? A terceira edição do Petzl RopeTrip, é claro! O local e a data estão para serem determinados, já que o objetivo é que o evento viaje pelo mundo, reunindo a comunidade de acesso por corda. A mesma fórmula será utilizada: um ambiente amigável, conhecendo outros, um bom momento... e uma dose saudável de competição, para que o campeonato crie uma pequena concorrência entre as equipes participantes!