RESGATE VERTICAL

Nível Líder

Introdução

Treinamento e qualificação adequados são essenciais para a realização de um resgate bem sucedido. Situações de acidentes que exigem um resgate vertical são bastante complexas, uma vez que envolvem uma série de riscos. Além do conhecimento e habilidades técnicas, são necessárias competências como organização, liderança, trabalho em equipe, comunicação, hierarquia, planejamento, etc. No curso de Resgate, são desenvolvidas situações práticas, nas quais os alunos aprendem a lidar com diversos cenários complexos de acidentes. Durante o curso, utiliza-se maca NEST da Petzl, que é considerada como uma das melhores do mundo, e o equipamento STEF (Sistema Técnico de Equilíbrio Fácil), patenteado e desenvolvido pela Petzl, além de outros equipamentos de alta qualidade que garantem um elevado nível técnico para o curso.

Objetivo

O curso visa capacitar os alunos para atuar em nível intermediário de qualificação em resgate, para o qual deve estar habilitado para atuar em uma variedade de resgates em altura e/ou em espaços confinados, com movimentação intermediária de vítimas com ou sem macas, com emprego de sistemas e cenários com complexidade intermediária, possa operar os procedimentos e as diferentes movimentações da maca, com segurança e eficiência. O aluno será capacitado para montar tirolesas de resgate, trabalhar com sistemas intermediários de polias,  transporte e deslocamento de maca em altura, em situações diversas e com complexidade variável.

Pré-Requisitos

Ter autonomia em progressão vertical por corda. Saber realizar sem dificuldades, nós, ancoragens, descida e subida por corda. Pode ser necessário demonstração de capacidade técnica, no primeiro dia do curso. Atenção, esse curso é intermediário e não é recomendado para iniciantes.

É recomendado (não obrigatório) que o aluno tenha realizado o curso de Resgate de nível industrial e operacional na Spelaion, de forma a dar sequência na mesma metodologia de ensino.

Nós obrigatórios que o aluno deve dominar antes do curso:

-  Nó oito duplo, oito guiado, boca de lobo, aselha, borboleta, emenda com nó de fita,  emenda de oito, coelho, volta do fiel, nó dinâmico, nó de bloqueio (nó dinâmico + no de mula). Todos esses nós podem ser encontrados no livro: Nós e Ancoragens do autor Walker Gomes Figueiroa.

Carga horária

24 horas presenciais (3 dias) das 9h às 18h, com intervalo para almoço e 8 horas on-line.

Local

Centro de Treinamento da Spelaion em Piracicaba, SP

Curso de Modalidade Semipresencial

Investimento*

R$ 2.390,00. Valor promocional para quem possui todos os equipamentos obrigatórios.

R$ 3.390,00. Inclui todos os equipamentos obrigatórios, para utilização durante o curso.

Pagamento em até 12x no cartão

Em caso de aquisição de curso + equipamentos, apenas os equipamentos obrigatórios são incluídos.

Equipamentos obrigatórios 

Por segurança, é obrigatório que todos os equipamentos sejam CERTIFICADOS!

Equipamentos Individual:
Kit Completo para Progressão Vertical por Corda (subida e descida)
Para profissionais de acesso por corda, que trabalham em 2 cordas, obrigatório trazer Trava Quedas, modelo Asap, Asap Lock, ou similar.

Equipamentos Coletivo (caso venha em grupo, os equipos abaixo podem ser organizados para cada 3 alunos):

3 polias pequenas, modelo Fixe da Petzl (P05) ou similar com certificação CE EN ou NFPA
1 polia grande, modelo Rescue, Minder ou similar com certificação CE EN ou NFPA
Corda semiestática ou estática com o tamanho mínimo de 20 m , com certificação CE EN 1891 tipo A ou NFPA(espessura entre 10 e 11,5 mm) 
1 pedaço pequeno de corda pequeno semiestática ou estática (de 2 a 5 metros, mais ou menos), com certificação CE EN 1891 tipo A ou NFPA (espessura igual ou maior que 10mm), para fazermos ancoragem de cordas.
Fitas de ancoragem de resgate. Referência: connexion fixe, connexion vário ou similar. Fitas treesbee, também são aceitas. Todas com CERTIFICAÇÃO! 
Luvas Cordex, Cordex Plus ou similar

5 Mosquetões tipo “D” com rosca, certificados pela norma CE EN 362 ou NFPA
5 Mosquetões ovais com rosca, certificados pela norma CE EN 362 ou NFPA 

Obs: Os equipamentos podem ser adquiridos durante o curso, caso o aluno tenha interesse. Importante nesse caso comprar com antecedência ao curso, para retirar no dia do curso, pois pode haver o risco de não termos em estoque.

Equipamentos opcionais. (São opcionais, mas é muito importante trazer quem tiver, para aprender usar e para melhor qualidade do treino com estes equipamentos)

Viseira ou óculos de proteção, polias bloqueadoras (Pro Traxion, Micro Traxion, nano traxion ou mini traxion), ID EVAC, Maestro, polia Kotenay, mais mosquetões (principalmente D e ovais, com rosca, protetores de corda Roll Module, Roller Coaster ou Set Caterpillar, tibloc, jag system, triângulos de evacuação, shunt, rescucender, outras polias (twin release, reeve, gemini, twin, spin, outras polias), roll clip, protetor auricular etc.

ATENÇÃO: importante ter todos os equipamentos com identificação do dono, para não perder durante o curso!! Traga também uma lista constando os equipamentos que trouxe para facilitar a conferência no final do curso.

Qualquer dúvida referente a equipamentos, entre em contato conosco, ficaremos feliz em ajudar.

Atenção: Os equipamentos serão aceitos de qualquer marca, desde que devidamente certificados e que atendam a necessidade do uso, conforme manual de instrução do produto.

Normas utilizadas como referência

ABNT NBR 15475 Acesso por corda – Qualificação e certificação de pessoas 

ABNT NBR15595 Acesso por corda – Procedimento para aplicação do método

Norma ABNT NBR 16710-1 e ABNT NBR 16710-2

NR 6 Equipamento de proteção individual – EPIs

NR 35 Trabalho em Altura

EN 363 Norma Europeia - Equipamentos de Proteção Individual Contra Quedas

Bibliografia utilizada como referência

FIGUEIROA, Walker G. Nós e Ancoragens – Para Montanhismo e Trabalho em Altura. [sn]. Piracicaba, SP. 2008. 

Credenciamento:

Spelaion

Coordenador responsável pelo curso

Prof. Walker Gomes Figueiroa

Confira o currículo aqui

Facilidades

A Spelaion possui parceria com algumas opções de hospedagem em Piracicaba (SP). Consulte a lista com estas e algumas outras opções clicando aqui.

A Spelaion fica localizada em Piracicaba (SP), uma cidade com inúmeros atrativos turísticos e oportunidades de negócio. Conheça mais sobre Piracicaba clicando aqui.