INSPETOR DE ACESSO POR CORDA E TRABALHO EM ALTURA

O acesso por corda é o principal método utilizado pelas empresas para a realização de trabalhos em ambientes verticais e de difícil acesso, por ser um método mais seguro, eficaz e rápido.  No entanto, em muitos casos, os fiscais, técnicos e engenheiros de segurança das empresas que contratam esse tipo de serviço não possuem o conhecimento necessário para inspecionar/fiscalizar os  profissionais e os  equipamentos utilizados nessas atividades, o que pode gerar diversos problemas entre a empresa contratante e os profissionais de acesso por corda. Dessa forma, é importante que haja um Inspetor de Acesso por Corda e Trabalho em Altura, que seja capaz de fiscalizar a realização desse trabalho por um profissional de acesso por corda. O curso ministrado na Spelaion foi desenvolvido pelo especialista Walker Gomes Figueiroa e inclui um método e treinamento para inspeção do profissional e de seus equipamentos de forma a garantir que os profissionais seguem as normas vigentes e utilizam os equipamentos corretos e em condições adequadas.

Objetivo

O curso possibilita que os alunos sejam aptos a realizar a fiscalização dos profissionais de Acesso por Corda e trabalho em altura e de seus equipamentos, independentemente do nível de qualificação desses profissionais (nível 1, 2, 3 ou 3T). Os inspetores serão capazes de esclarecer o uso adequado e seguro dos equipamentos, técnicas, e métodos e terão conhecimento da diversidade de técnicas existentes no mercado, situações de autorresgate e resgate e a capacidade dos equipamentos para realização dessas manobras e situações. O Inspetor de Acesso por Corda formado pela Spelaion tem respaldo de documentos, procedimentos e protocolos, para que possa realizar com segurança e autonomia o seu trabalho, além deter conhecimento de toda a base normativa e legislativa, fundamental para realização da inspeção.

Pré-Requisitos

Experiência prévia com os equipamentos e atividades em altura. Reconhecer os principais equipamentos da atividade. Boa condição física devido à exigência média de esforços físicos durante o curso.

Carga horária

5 dias

Das 9h às 17h, com intervalo para almoço.

Investimento*

R$ 1.900,00. Valor promocional para quem possui todos os equipamentos obrigatórios.

R$ 3.000,00. Inclui todos os equipamentos obrigatórios.

*Informe- se sobre DESCONTO para inscrições antecipadas.

Pagamento em até 12x sem juros no cartão

Equipamentos obrigatórios

Capacete de trabalho em altura 

Cinturão de segurança para acesso por corda

Spelegyca ou Progress com 2 mosquetões com rosca

Descensor: I’D s, RIG ou Stop

Croll

Ascensor de mão: Ascension ou Basic

Estribo

Pantin

Trava-queda Asap ou similar (obrigatório que seja compatível com cordas de 10 a 13 mm, conforme previsto no manual do equipamento)

Absorvedor de energia Asap Sorber, Absorbica ou similar (para uso com trava-queda)

8 mosquetões com rosca (manual ou automática), sendo obrigatórios 2 no formato oval

1 malha rápida oval modelo GO ou similar

Equipamentos opcionais

Talabarte de posicionamento modelo Grillon ou similar

Talabarte em Y com absorvedor de energia modelo Absorbica Y MGO 80 ou similar

Viseira Vizir ou óculos de proteção

Normas utilizadas como referência

ABNT NBR 15475 Acesso por corda – Qualificação e certificação de pessoas.

ABNT NBR15595 Acesso por corda – Procedimento para aplicação do método.

NR 6 Equipamento de proteção individual – EPIs.

NR 35 Trabalho em Altura.

EN 365 Norma Europeia – Requisitos Gerais para as Instruções de Uso, Manutenção, Revisão Periódica, Reparo, Marcação e Embalagem.

EN 363 Norma Europeia - Equipamentos de Proteção Individual Contra Quedas.

Bibliografia utilizada como referência

FIGUEIROA, Walker G. Nós e Ancoragens – Para Montanhismo e Trabalho em Altura. [sn]. Piracicaba, SP. 2008.

NSL Communicating Safety. The International Working at Height Handbook.[sn]. United Kingdom. 2004.

Credenciamento

Spelaion

Coordenador responsável pelo curso

Prof. Walker Gomes Figueiroa


Depoimentos

Adilson Silva - 04/02/2017

ED Soluções em Altura - RJ

“Excelente equipe e profissional exemplar.”

Lucas Viana - 04/02/2017

Profissional autônomo - Arraial do Cabo – RJ

“Excelente empresa, profissionais apaixonados pelo que fazem e atualizados nas informações que passam. Excelente curso, técnicas e materiais mais modernos. Recomendo.– ”

Mario Cheleri - 04/02/2017

Aluno Spelaion - Montevideo – Uruguai

“Una atención de primera, exelente el relacionamiento con las personas y muy entretenido el curso. Muy bien nivel de conocimiento del docente y muy recomendado para aquellas personas que quieren ampliar sus conocimientos.”

Leandro Pereira - 04/02/2017

Profissional autônomo - SP

“Curso fantástico, vale a pena.”

Diógenes Luiz Cassiano - 04/02/2017

F Reis Engenharia e Construções Ltda - SP

“Os melhores profissionais e esportistas só podem aprender com os melhores.”

Ten. Alexandre Garcia - 28/11/2015

Corpo de Bombeiro do Estado de São Paulo - CBESP - SP

“Curso extremamente importante, visando mudar o comportamento dos profissionais de acesso por cordas a trabalharem com materiais certificados e maior segurança nas suas rotinas.”

Nilton Anderson Scalco - 28/11/2015

Rio Grande do Sul

“O curso agrega muito valor ao trabalho de acesso técnico, exigindo que os participantes se empenhem em executar todas as manobras e situações propostas.”

Gledson Alves da Silva - 28/11/2015

SP

“Admiro muito a empresa Spelaion com suas revendas e treinamento, pois tem muita referência. ”

Jorge Miguel Amiden - 28/11/2015

Rhodia - SP

“As instalações atendem à necessidade do curso, além de ser um ambiente agradável. Aprendi muito com este curso que com certeza vai agregar muito no dia a dia na empresa.”

Marcelo Carvalho Candido - 28/11/2015

MGS Vertical Resgate em Altura e Treinamento - MG

“Excelente treinamento com instrutor super conhecido das técnicas aplicadas e com pessoas super aplicadas. Realização de mais um sonho.”

Luiz Carlos Tramarim - 28/11/2015

Rhodia – SP

“Superou minha expectativa, gostei da seriedade e credibilidade dada pelo conhecimento passado. A dinâmica é muito boa, o que ajudou no aproveitamento do curso. A seriedade com que a Spelaion trata do assunto: trabalhos com cordas torna-se um grande diferencial no mercado.”

Renato Claudionor Silva da Silva - 10/04/2015

Rappel & Cia - PA

“Aconselho a todos que praticam acesso por cordas a realizar esse curso. O conhecimento de novas técnicas e equipamentos obrigatórios para todos aqueles que pretendem exercer a profissão de acesso por cordas, seja do modo esportivo ou profissional.”

Ricardo M. Severino Leite - 10/04/2015

Guarda Porturário/PR

“Este curso foi importantíssimo para conhecimento de técnicas usadas. Isso é mais segurança na formação ou capacitação. O curso mostra a segurança em altura, acima de tudo! ”

Anderson Redressi - 10/04/2015

JC Redressi - SP

“Obrigado pela oportunidade e parabéns pela iniciativa. Curso indispensável para profissionais de acesso por cordas e da área esportiva.”

Falcão Rios - 10/04/2015

Aluno Spelaion - Líder da Equipe Black Hawk. Campeã Petzl Rope Trip Brasil 2014 - PE

“Sou muito grato a Spelaion. Neste curso aprendi muito e sempre soube que aqui é um lugar para aprender as técnicas corretas que usamos em nossa área profissional.”

Lucas Nascimento Viana - 10/04/2015

Macaé/RJ

“Excelente curso, conteúdo explicado com excelência e alto nível de conhecimento de maneira muito simples e objetivo.”

Carlos Henrique dos Santos - 10/04/2015

Cemal Treinamentos - RJ

“A visão da equipe da Spelaion tem contribuído com a qualificação dos profissionais de acesso por corda, e com curso de inspetor de acesso por cordas, fica bem claro que a segurança e qualidade nessa atividade irá melhorar a cada dia. Fica os meus parabéns a todos da Spelaion pela paixão, dedicação e qualidade dos serviços prestados.”

Gilberto Kruger - 10/04/2015

EK Trabalho em Altura - RS

“Foi a melhor experiência da minha vida. Com a ajuda do Walker e dos meus colegas de turma, eu saio com a certeza de que é isso que vou fazer da minha vida. Enfim, o curso foi uma das melhores experiências que já tive. Eu nunca tinha feito acesso por corda e em 5 dias aprendi muito. O instrutor Walker é muito bom, ele trata os alunos de uma maneira muito correta, pois nessa turma havia: profissionais experientes e novatos. Obrigado Walker e equipe Spelaion – Petzl. Continuem com esse padrão diferenciado!”

Egon Kruger - 10/04/2015

EK Trabalho em Altura - RS

“Excelente! Método dinâmico, prático, de fácil assimilação, trabalho focado na utilização prática do conteúdo ensinado, com total segurança e técnica muito funcional. Abordagem prática e objetiva possibilitando ao participante uma vivência real da atividade e desenvolvendo soluções práticas e funcionais que se apresentam no trabalho real.”