ÁGUAS BRAVAS, RESGATE AQUÁTICO E METEOROLOGIA PARA CANYONISTAS

Para canyoning, bombeiros, resgatistas de Rios e praticantes de esportes em rios.

Um dos principais perigos  em situações de enchentes urbanas e acidentes em rios é a água corrente. Atualmente, existem poucas equipes treinadas e preparadas para este tipo de ocorrência. É fundamental que o socorrista possua uma boa formação e treinamento específico para resgate em águas correntes, de modo a garantir a segurança durante um resgate, tanto para a vítima, quanto para o socorrista.

Objetivo

O curso possibilita que os alunos  conheçam e identifiquem movimentos aquáticos e aprendam a nadar em águas correntes, desenvolvendo técnicas para natação rápida em corredeiras selvagens. Os alunos são capacitados para resgatar uma pessoa dentro da água e dentro de movimentos aquáticos. Além disso, também são abordados no curso conceitos relacionados  a meteorologia e motivos causadores de enchentes, o que possibilita a prevenção de grandes enchentes.

Conteúdo

1. Reconhecimento dos equipamentos específicos:

Neoprene, calçado, capacete, saco de arremesso, máscara de mergulho, mochilas, faca, gotte d’eau, reglette, sonda, manta térmica, cordas, mochilas, cadeirinha, mosquetões, descensores.

2. Nós e ancoragens:

Nós de ancoragem; Nós de emenda; Nós específicos; Técnicas verticais; Rapel; Rapel para aproximação; Rapel Guiado.

3. Travessias de correntezas:

Em linha; Em estrela; Em diagonal; Travessia com corda.

4. Saltos:

5 diferentes técnicas de saltos.

5. Resgate com saco de arremesso:

Arremesso de choque; Arremesso longo; Técnica do segundo arremesso; Técnica do terceiro arremesso; Puxada vetorial; Posições de puxada; Técnica de posição da vítima para facilitar o resgate.

6. Mergulho:

Uso da máscara; Descompressão; Técnica de mergulho; Apneia básica; Reflexo de submersão

7. Faca:

Posicionamento da faca no corpo; uso da faca em corredeiras; cuidados e manuseio; técnicas para se livrar de enroscamentos em baixo da água; resgate S.T.O.P; direto com mochila; Isca viva;  redirecionamento de água;  saco de arremesso; sonda; travessia em linha com vítima (2 técnicas).

8. Meteorologia básica:

Evaporação; Desenvolvimentos e tipos de nuvens; Códigos dos tipos de nuvens; Características do tempo; Regras de bom tempo; Regras de mau tempo; Massas de ar: orográficas, por diferenciação de temperatura na massa de ar e térmicas.

9. Geologia básica:

Tipos de rochas; Leituras de rios através do tipo de rocha.

10. Leituras de rios:

Leitura externa; Leitura interna; Cálculo de m³ de água por segundo.

11. Natação em águas correntes:

Refluxos – técnicas de entrada e saída de refluxos. Natação em refluxos; Redemoinhos - técnicas de entrada e saída de refluxos; Natação em redemoinhos; Linhas de contra corrente – técnicas de entrada; Encorbatado – Técnica do surf, e técnica de saída; Drosagem de águas aspirantes e de águas circulantes – Técnica do surf e técnica de saída; Tobogãs – Técnica de descida e técnica de descidas com recepção em refluxos; Correntezas – Aproveitamento da potência máxima. Zonas de segurança, zonas de perigo.

12. Enchentes:

Zona de captação de água; Afluentes; Represas artificiais; Represas naturais; Evacuação de água sob pressão em rochas porosas; Degelo.

13. Sonda:

Uso da sonda para resgate de uma pessoa; Uso da sonda para resgate de um grupo; Localizar afogados em águas escuras; Localizar mochilas e objetos afundados; Uso da sonda para travessia de rios; Sondagem de refluxos e redemoinhos; Sondagem de galhos e encorbatados; Sondagem de profundidade.

Equipamentos necessários

Mochila adequada

Cadeirinha

Longe duplo

Freio oito com mosquetão central

Bidon

Corda de, no mínimo, 20 metros

Máscara de mergulho

Faca para uso em corredeiras

1 malha rápida oval

Cliffhanger (preferivelmente grande)

1 mosquetão sem rosca

Sonda (se tiver)

Saco de arremesso

Calçados com boa aderência, preferencialmente que flutuem e tragam proteção aos tornozelos (não será permitido o uso de sapatilhas)

Apito aquático

Público-alvo

Bombeiros, militares, defesa civil, salva-vidas, praticantes de esportes de águas bravas (rafting, kayak, canyoning, etc), grupos de resgate e salvamento ou qualquer pessoa que tenha interesse em resgate em águas correntes.

Bibliografia recomendada

Figueiroa, Walker. Nós e Ancoragens - Para Montanhismo e Trabalho em Altura. Piracicaba. 2008.

Carga horária

2 dias e meio

Pré-requisitos

Saber nadar bem, ter boa disposição e bom condicionamento físico. 

Investimento

R$ 1.700,00

 *Informe- se sobre DESCONTO para inscrições antecipadas.

Pagamento em até 12x sem juros no cartão

Certificado

Spelaion

Coordenador responsável pelo curso

Prof. Walker Gomes Figueiroa